O que é Inbound marketing?

Você quer atrair seu público de forma segmentada e criar um relacionamento com ele? Isso é o que o inbound marketing faz, atrai, conquista e engaja o público de forma assertiva e com custo reduzido.

Nos últimos anos o inbound marketing teve um grande crescimento, por ser algo relativamente novo, muitas pessoas não sabem o que é, para que serve e como usar, tanto se ouve falar de inbound, mas ainda assim, não é algo claro. Se quer entender o que é inbound marketing, continue lendo este artigo, iremos abordar assuntos que são importante, tais como:

  • O que é inbound marketing?
  • Etapas no inbound marketing;
  • Inbound marketing x marketing tradicional;
  • Vantagens do inbound marketing;
  • Como usar inbound marketing.

 

O que é Inbound Marketing?

“Inbound marketing consiste em estratégias que visam atrair, conquistar, engajar um público de forma segmentada para seu produto/serviço, de forma que aumente os leads e a relevância da marca”

O inbound marketing além de ter como foco o relacionamento com o seu cliente, também tem como premissa uma taxa de conversão maior que o marketing tradicional, isso devido ao relacionamento criado com o cliente e a segmentação que é possível com a internet.

Para estabelecer essa relação com o público e ganhar sua atenção, o inbound marketing utiliza conteúdo, mas um conteúdo útil e relevante. O inbound marketing não está preocupado apenas em vender, como o marketing tradicional, mas em construir uma imagem positiva na mente deste público, tendo o conteúdo certo, no lugar certo e na hora certa para que esse público venha lembrar da sua empresa quando for comprar ou recomendar um produto/serviço.

 

Etapas do Inbound Marketing

O inbound marketing trabalha com a 4 etapas: atrair, converter, fechar e encantar.

  1. Etapa de atração, é quando com seu conteúdo você atrai um visitante em blog, redes sociais, palavras-chaves, eventos, e-book etc
  2. Etapa de conversão, você transformará o seu visitante, já não desconhecido em um contato, em um potencial cliente da sua empresa, um lead. Isso é possível fazendo formulários, landing pages,
  3. Etapa  de fechar, será quando você irá nutrir esse lead, alimentar este lead, seja com email marketing, vídeos, e-books para transformá-lo em um cliente.
  4. Etapa de encantar, não menos importante, quando o lead já se transformou em cliente, ou seja, quando já houve uma conversão, uma compra, é quando a empresa busca fidelizar esse cliente.

 

Inbound Marketing x Marketing Tradicional

Diferente do marketing tradicional que empurra o produto, empurra o serviço para o público,

em ocasiões nem sempre que serão aceitas pelo público, o inbound marketing quer criar um relacionamento com o seu público, quer atraí-lo e utiliza a internet para isso.

Hoje podemos dizer que quase todos têm acesso a internet, esse meio tão democrático possibilita que o usuário tenha um determinado “controle” sobre o que quer ver e quando quer ver, por isso o inbound marketing tem o objetivo de atrair, mas atrair sem interromper a navegação do usuário, sem ser algo chato, queremos que ele interaja.

Mas aí você me pergunta “não é mais difícil atrair o público que tem quase que total controle sobre o que ele quer ver?” A resposta é NÃO. Nos meios tradicionais, como televisão, rádio revista/ jornal, mesmo atingindo uma grande parte da massa, não quer dizer que o público esteja interessado, receptivo ao que você, empresa, diz. Muitas empresas acham que se houve audiência terá uma conversão, mas não, muitos se esquecem que uma televisão ligada, um rádio ligado, não significa que alguém esteja vendo/ouvindo, e se está, também tem uma grande chance de não ser o seu público alvo, mas enfim, o que quero dizer é que uma mídia tradicional e com um alto custo de investimento, não significa que terá todo o retorno.

 

Vantagens do Inbound Marketing

  • Custo menor comparado com as mídias tradicionais

Por se tratar de algo que você pode controlar quanto quer gastar e na maioria das vezes não se gasta, por focar em busca orgânica, o inbound marketing pode ser considerado um investimento com maior custo x benefício.

  • Pode ser mensurado

A internet possibilita que seu investimento possa ser mensurável, com informações mais precisas que nenhuma outra mídia consegue. Informações sobre de onde esse cliente veio,

  • Acompanhado em tempo real

Com as diversas ferramentas que existem hoje, é possível acompanhar em tempo real se sua ação está dando certo ou não, minimizando gastos e tempo.

 

Como usar Inbound marketing

Agora que já vimos um pouco sobre inbound marketing, chegou a hora de saber como podemos usar isso.

O conteúdo que é a principal estratégia do inbound marketing é construído pensando no que o público quer, precisa ou deseja, por isso você precisa conhecê-lo muito bem. Para chegar nesse grau de conhecimento de entregar o conteúdo certo no momento em que o seu público precisa, é utilizado o  Buyer Persona, que é a personificação do seu cliente ideal em um personagem, se sua persona está bem definida é muito fácil saber o conteúdo ideal que você deve entregar.

Esse conteúdo pode ser um artigo, um vídeo, infográficos, imagens entre outros formatos, o ideal é que não fique somente em um formato, mas mescle, um dia vídeo, outro texto, assim é possível atingir um público maior.

Mas para que as pessoas sejam atingidas, atraídas por esse conteúdo, é preciso estar onde elas estão, no inbound marketing as ferramentas utilizadas são: blog, redes sociais, email marketing e newsletter.

Agora vamos ver como tudo isso é aplicado?

Exemplo:

Uma marca de roupas que faz vendas online, pode fazer um blog com conteúdo voltado para moda, com dicas de tendências, dicas de como usar determinada peça.

Divulgar nas redes sociais combinações das suas peças para que o público se inspire, conheça e interaja com a empresa.

Ao ter as informações sobre o seu público, como nome e email é possível enviar email marketing com promoções e newsletter com um resumo do seu conteúdo.

 

Conclusão

O inbound marketing não é nenhum bicho de 7 cabeças, né? Além de ser fácil de ser implementado e não ter um custo tão elevado quanto ao marketing tradicional, está se tornando uma estratégia essencial para as empresas que buscam um relacionamento mais próximo do cliente.

Lembre-se

Mesmo com tantos pontos positivos no inbound marketing, ainda assim não é algo certeiro se não for feito por profissionais capacitados e de forma correta, pessoas que não tem instruções suficientes sobre o assunto, mesmo seguindo essas etapas que mencionei e o conceito de inbound marketing, quando não é obtido resultado, não conseguirá identificar os erros cometidos. 

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