Quem é meu público alvo?

Se você tem uma empresa ou está planejando investir em abrir em uma, saiba que a definição do seu público alvo é de extrema importância para que sua empresa obtenha sucesso nesse mercado tão competitivo. Muitas empresas não conseguem o resultado esperado por esse erro “básico” que é a definição do seu público alvo. Seja por não saber o quanto isso é importante ou apenas por não fazer o planejamento do seu negócio, o resultado pode ser a falência da sua empresa.

É muito importante que quando você monte uma empresa, defina isso, não é porque visa o lucro que você não tem que definir um público, muitos acham que o público é qualquer pessoa, ou seja, todo mundo, mas NÃO, nem todas as pessoas necessitam/desejam o seu produto/serviço, por isso é preciso definir para quem ele é, só assim você saberá como alcançá-lo de forma eficaz.

Sabendo desta importância, para encontrar o seu público ideia é necessário que você descreva como ele seria, com os itens a seguir:

Demográficos

  • Sexo;
  • Faixa etária;
  • Estado civil;
  • Nacionalidade.

Culturais

  • Escolaridade;
  • Formação cultural.


Econômicos

  • Ocupação;
  • Renda.


Geográficos

  • Local de residência.

Sociais

  • Grupo social;
  • Grupo de referência.

Psicográficos

  • Personalidade;
  • Estilo de vida.


Após descrever essas características, você terá quem é o seu público alvo. Isso é algo de extrema importância que guiará a sua empresa para desenvolver propagandas que são para as pessoas certas. Mas é interessante saber também que existem os “tipos de cliente” dentro deste público alvo que você definiu. Esses clientes são divididos para auxiliar em como deve ser a comunicação da propaganda para atingi-los de forma adequada.

Tipos de clientes:

O que precisa (está procurando)
Esse cliente é o que todos desejam, ele está em busca, ele necessita do produto/serviço imediatamente.

O que precisa, mas procrastina/não procura.
Esse cliente é o que necessita de mais estímulo, por isso as empresas não investem em conquistar esse cliente, mesmo sendo uma parcela maior que dos clientes que precisam e buscam.

O que precisa, mas não sabe que precisa.
Esse cliente é o que exige mais esforços, porque não é preciso apenas mostrar o produto/serviço, mas convencê-lo de que ele precisa disso.

Como pode se observar, os clientes são separados de acordo com o grau de interesse que eles têm sobre uma propaganda de um produto ou serviço. Quanto mais interesse este cliente tem sobre o que você está vendendo, mais fácil será para você atraí-lo e conquistá-lo, ou seja, menos investimento você terá que realizar.

Para os clientes que precisam, mas não procuram ou que precisam, mas não sabem, demandará mais investimento em divulgação para que você consigo atingi-los, porém como foi dito, não há tanta concorrência, então, deve se pensar se seria bom para a sua empresa conseguir atingir esse cliente mais “difícil”.

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